REDE CLUSTER DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL 

Jornal Eletrônico da Associação Guardiã da Água

Por John Emilio Garcia Tatton

www.agua.bio.br

 


7- EUA advertem Ásia sobre mudanças climáticas - Estadão


O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, está na Indonésia para discutir as mudanças climáticas e pressionar as autoridades de Jacarta e da Ásia para acelerarem seus esforços para combatê-las. Kerry fará um discurso sobre o assunto amanhã, um dia após ter chegado a um acordo de cooperação com a China. As autoridades norte-americanas esperam que outras nações, particularmente as situadas no mundo em desenvolvimento, façam o mesmo.

Em seu discurso, Kerry falará sobre as mudanças climáticas e a possibilidade de as mudanças levaram o planeta para um ponto sem volta, ameaçando não apenas o meio ambiente, mas a economia global e nosso modo de vida, disse uma autoridade do Departamento do Estado. Kerry deve também destacará sobre como as nações asiáticas podem ser afetadas.

Kerry chegou à Indonésia no sábado, logo após os Estados Unidos e a China terem lançado uma nota conjunta, afirmando compromisso de acelerar esforços para reduzir a emissão de gases do efeito estufa. Entre as medidas que estão prometidas para serem tomadas estão a menor emissão de gases por veículos e maior eficiência no uso de energia nas edificações.

China e Estados Unidos são os maiores emissores de dióxido de carbono e outros gases que causam buracos na camada de ozônio e alteram o clima. Cientistas advertem que tais mudanças já causam seca, incêndios florestais e estão aumentando os níveis de derretimento do gelo polar, além de provocarem a extinção de animais. Ambos países reconheceram a necessidade de mudança relacionada à queima de combustíveis fósseis.

Pequim e Washington lançaram no ano passado o Grupo de Trabalho EUA-China de Mudanças Climáticas, prometendo progressos em cinco áreas: redução de emissões de veículos, geração avançada de energia elétrica, captura e estoque de emissão de carbono, coleta de dados sobre gases de efeito estufa e eficiência nas edificações. Fonte: Associated Press. 


AGUA - Associação Guardiã da Água

Promovendo a Proteção, Conservação e Recuperação da Água:

Essencial à Vida no Planeta !